O anacronismo da Cruz

Vejo pessoas desses tempos atribuindo à Cruz cristã, Símbolo Maior de nossa salvação, um sentido antitético, de antagonismo para com a condição humana e de guerra ferrenha contra a Natureza instintiva. Dizem ser anacrônico o pensamento religioso de que a Natureza humana deve renunciar às suas inclinações para adequar-se aos desígnios moralistas de um “Deus” que nem temos certeza que exista mesmo.

A pergunta que fica é: será a Cruz antitética, exprimindo uma dicotomia irreconciliável entre o homem e seu Criador, uma condenação inexorável contra a raça humana?? Ou será justamente a mesma Cruz um sinal de encontro do homem consigo mesmo, com o próximo e com seu misterioso e único Deus?

***

***

Não apenas por ser cristão católico, mas simplesmente por também já ter sido anticristão, é que posso, sem medo de ser feliz, ficar com a segunda opção. Quando um Homem se imola a si mesmo, entregando-se por Amor, em uma Cruz, ele une definitivamente o Céu e a Terra, o pecador e a Fonte do Perdão, sendo o pilar vertical maior que a trave horizontal, fincando na terra toda a autoridade daquele Cordeiro. Santifica a carne pela entrega de Seu Espírito, faz com que todo o sofrimento faça sentido, e um sentido definitivo. A Encarnação do Verbo purifica o Mundo; nossa Vida nesse Mundo resgata a efemeridade e dá a essa o caminho da Eternidade. Estabelece, definitivamente, uma aliança eterna entre Deus fiel e seus filhos relapsos.

Não apenas um símbolo de provação, senão de vitória; não mais de condenação, mas de Força contra a Morte. A Cruz vazia é testemunho, herança e memorial, para todas as gerações, de que não há nada mais anacrônico que a vã tentativa do Pecado de suplantar a Pureza original do Espírito, da Morte que busca ofuscar a Vida, de nosso Inimigo que, desesperadamente, deseja nos fazer esquecer de nosso Pai.

Se há algo de anacrônico na imagem da Cruz, com certeza, é a lembrança da Vitória da Fé, da Esperança e do Amor.

***

Uma Feliz e Santa Páscoa do Senhor – esse é o voto deste que vos escreve por Cristo, com Cristo e em Cristo!

Anúncios

15 comments on “O anacronismo da Cruz

  1. Sabe de uma coisa? Você é apaixonante. Não importa o quanto eu discorde de você , ou concorde, , a verdade é que você me fascina, me seduz, para o seu mundo ora escuro, ora ILUMINADO.

    Parabéns! Quero saber de você até o fim de meus dias,ou do seu, pois toda história tem um início, um meio e um fim.

    Quero saber o seu fim.
    Te amo, em Cristo.

  2. Olá,
    de acordo com a bíblia, a cruz significa maldição. Em Deuteronômio 21:23 diz o seguinte: “o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é MALDITO de Deus; assim, não contaminarás a terra que o Senhor, teu Deus, te dá em herança.”
    É importante que se entenda que a cruz não foi criada para Jesus. A crucificação era usada para se colocar os bandidos, assassinos e toda sorte de pessoas que eram consideradas contra a lei, como Jesus foi considerado na época. Não se encontra em nenhum lugar da bíblia os apóstolos usando ou incentivando alguém para que use a cruz como símbolo de cristianismo ou de vitória.
    Segundo a Bíblia, o símbolo da vitória é outro: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. I João 5:4.
    Um abraço.

    • Antes mesmo de ser crucificado, Jesus AFIRMOU:

      “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. (Mt 16, 24).

      Antes, para qualquer criminoso e pecador, a Cruz era símbolo de maldição. Era, sim, para os mesmos judeus que o renegaram.

      Seu argumento é típico de um judeu, ou de um cristão judaizante, como um daqueles a quem Paulo combatia por querer adaptar a Fé Cristã da Igreja às suas convicções farisaicas.

      Jesus usou um tronco maldito, reservado aos malditos, para redimir gente maldita como eu e você. Ou seja, não há nada que o Cristo não possa remir. Tomou o que era reservado aos condenados para salvar o que era renegado.

      De novo, repito: Jesus mesmo afirmou a Santidade de sua Cruz, como sinal e símbolo da Salvação que ele trazia para Israel e o Mundo. Mas, infelizmente, Israel e parte do Mundo, incluindo você, renega essa Boa Nova…

      “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

      O destino da Igreja é o mesmo do seu Fundador: a Cruz, para a salvação do Mundo para longe do Pecado.

      • Mais uma vez você me entristece. O tempo passsa e você continua a tratar com grosseria aqueles que não pensam como você.

        A diferença entre os católicos e os Protestantes é que nós não temos opinião própria. Nós não achamos nada, apenas dizemos: “ASSIM DIZ O SENHOR”, ou “ESTA ESCRITO”.E damos o endereço Bíblico. A VERDADE do Homem é relativa, mas a de Deus é absoluta e Eterna. Se Jesus não vier até o Ano 3.000, ainda assim o LIVRO com as PALAVRAS DE DEUS será válido.

      • Nós não temos opinião própria. Seguimos a Tradição do Testemunho Apostólico aprovada pelo próprio Cristo, sendo os mesmos Apóstolos os únicos autorizados a versar sobre as Escrituras.

        Citar, dar o “endereço” bíblico PODE, muito bem, tratar-se de verborragia fora da alma bíblica. Como podem deter a alma de uma profecia aqueles que estão fora da Tradição de transmissão desta mesma profecia, distantes 1.100 da primeira compilação completa dessas mensagens, fora da obediência pregada pelo próprio São Paulo??

        Se os protestantes dizem seguir unicamente a Bíblia, deveriam saber que na Bíblia NÃO HÁ um versículo sequer que embase a Bíblia como ÚNICA fonte de Fé cristã. Logo, seguir unicamente a Bíblia significa não seguir unicamente a mesma Bíblia. Elas são “úteis para ensinar”. Ser útil significa cooperar com a Verdade, ao invés de ser a única fonte de Fé. O testemunho dos Apóstolos, oral e escrito, é colocado em pé de igualdade com as Escrituras pelo próprio Cristo (cf. Lc 10, 16). Lembremos sempre: apóstolos sob o principado de Pedro.

        Sem citar “endereços”, digo que a ÚNICA coluna e fundamento da Verdade é a Santa Igreja de Cristo! E não podemos relativizar: é a Única Igreja. A Verdade é Cristo; logo, a Igreja, sua Esposa, é aquela que sustenta e defende a Verdade, que apoia a pregação genuína do Evangelho. E pelo que me consta, não há mais do que uma Igreja…

  3. Continuando…
    Muitos pensam que levar a cruz ou passsar por um sofrimento significa a cruz que devem levar.1 João 3:8″ Quem comete pecado é do diabo: porque o diabo peca desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: Para destruir as obras do diabo.” A cruxificação de Jesus Cristo é o fim das obras do Diabo.Pois o sangue derrramado lá na cruz nos limpa de todo o pecado, por isso ela é o simbolo da Vitória e nada tem a ver com a Igreja, principalmente a católica que mantém ainda hoje, JESUS PRESO na crus.

    • Fim das obras do Diabo? Você não deve assistir noticiários, não é?

      “Quem quiser seguir após mim, renegue-se a si mesmo, tome sua Cruz e siga-me!”. O destino da Igreja, a Esposa de Cristo, é o mesmo destino de Cristo, a Cruz. Porque o próprio Jesus disse: “o mundo vos odiará, mas antes odiou a mim”. Não, as obras do Diabo não cessaram, e por isso a Igreja está de pé, ainda ela é necessária. Pois as portas do Inferno tentariam derrubar a Igreja, lembra-se?? Mas, Cristo nos promete que a Igreja não seria derrubada. Ela desaparecerá do mundo justamente quando Jesus já estiver às portas.

      Mais uma vez, está provado que a Morte e Ressureição de Jesus, como ele mesmo disse na Santa Ceia, é a Nova e Eterna Aliança. Ora, uma Aliança não é um decreto: exige fidelidade entre os “sócios”. Se ele nos disse para orarmos e vigiarmos, é sinal que ainda podemos cair, a menos que o Espírito esteja sobre nós…

    • A igreja Católica não mantém jesus na cruz certo Aírton ela foi a primeira igreja a professar que jesus ressuscitou ,você não sabe o que diz ,o que está na cruz é apenas um ícone procure ver a diferença entre imagem e Ícone quem esta dizendo que Jesus continua na cruz é você ignorante quem não quer carregar a cruz é querer entrar na porta larga e essa porta é a do inferno .

  4. Temos que nos aprofundar no que a PALAVRA diz, pois em poucas linhas sempre faltará alguma coisa.A cruz representa :

    A DERROTA DO DIABO!Nada tem a ver com igreja, seja ela a construida por mãos humanas ou a espiritual, que somos nós.

    1 Coríntios 1:17 ¶ Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
    1 Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

    • Somente há Igreja com a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Não há Igreja sem a Cruz e sem a Eucaristia. Pois dar a vida pelos irmãos é a maior prova de Amor que há, e essa é a Razão de a Igreja existir até hoje Testemunhar até a Morte se preciso for, anunciar até os confins da Terra, e dar a Vida para que a semente do Evangelho possa livrar almas do Inferno, pela ação do Espírito Santo, que transforma o sangue dos mártires em adubo para a santificação. Continuar a Obra de Jesus (“farão obras ainda maiores”) e anunciar seu Nome e seu Evangelho.

  5. Olá,
    antes de mais nada gostaria de dizer que não entendo o motivo de ter ficado bravo com minha participação em seu blog.
    Quando se escreve alguma coisa em um blog, o mínimo que se espera é que os leitores participem, comentem o que foi escrito, seja concordando ou discordando.
    Você sequer me conhece, mas me tratou com grosseria simplesmente porque não concordei com você. Ora, se tem de ficar bravo, então fique com Deus, não comigo. Não usei palavras minhas para dizer o que penso. Usei passagens bíblicas. Se não concorda com elas diga isso para Deus, não para mim.
    Me ofende me chamando de “judeu, ou de um cristão judaizante”. Talvez você não saiba, mas Jesus era judeu, Pedro era judeu, Paulo era judeu, João era judeu, Abraão era judeu, Jacó era judeu, Davi era judeu, Daniel era judeu e tantos outros que se fosse citar todos não caberiam aqui. Então se você tem alguma coisa contra os judeus tem mais um motivo para ir discutir com Deus.
    Teria muitos argumentos e passagens bíblicas para contrapor sua resposta, mas nota-se claramente que você não tem a intenção de debater, discutir e sim de impor o que você pensa e ofender quem pensa diferente.
    Pra mim essa discussão termina aqui. Certamente essa foi a última vez que entrei em seu blog. Novamente vou obedecer o que a bíblia ensina :”Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o.” Tito 3:10

    • Airton, bom dia!

      Não entendo onde vc possa ter visto grosseria de minha parte ao contrapor nossos dois argumentos. Ser gentil e afável é simplesmente não responder a um argumento que destoe do nosso, é calar? Acho que você tem alguma noção distorcida do que venha a ser o “diálogo”. Dialética é justamente a interposição sistemática de argumentos antagônicos entre si para permitir a terceiros uma mais ampla abordagem sobre um assunto. Não há concordância entre debatedores; se houver, o diálogo acaba, morre em si mesmo e as pessoas que assistem acabam por ficar com mais dúvidas.

      Se não concordo com o que disse, é justamente por você (nem eu) ser Deus. Que negócio é esse de não expressarmos discordância do outro. Tanto é assim que continuo deixando aberto o diálogo (lembra-se do que eu disse acima?) para que nossas posições, contrárias ou não, continuem a ser interpostas.

      Bem, a história não deixa mentir quem são os hereges, quem são os apóstatas e aqueles que estão seguindo doutrinas de homens (Lutero, Calvino ou as suas próprias). Eu, sim, seguirei o conselho de Paulo citado por você.

      Passar bem! E Feliz Páscoa para você também! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s